domingo, 31 de outubro de 2010

Uma xícara de chá para pensar

(continuação do conto “Ela Decidiu Que Queria Morrer”)

Vicente esticou a Mirella uma xícara de chá.

- Toma. – disse, firme

- Não quero.

- Eu sei que não quer. Mas estou mandando. Anda logo, toma.

Mirella olhou para Vicente assustada. Pegou o chá, e ainda de olhos nele, tentou dar o primeiro gole.

- Ai! – disse, após queimar a língua.

- Eu disse pra tomar o chá, mas não pra tomar rápido.

Vicente estava estranho. Parecia bravo com ela e ela não entendia qual seria o motivo. Será que ele não via que ela estava sofrendo? Que precisava de compreensão e não de um olhar tão duro? Decidiu não falar nada e começou, cuidadosamente, a tomar seu chá. Enquanto bebia, Vicente não tirava os olhos dela. Em seu olhar, parecia haver uma pergunta. Quando Mirella já estava na metade do chá, a pergunta de Vicente migrou dos olhos para os lábios:

- Por quê?

- Por que o quê, Vicente?

- Por que você ia fazer aquilo?

- Ah, Vicente... – disse, baixando a xícara e o olhar.

- Sem essa. Agora você vai me explicar.

- Eu ainda amo o Bruno...

- Bruno, Bruno, sempre o Bruno. Aquele Bruno que sempre fugia de você? Que ficava de saco cheio quando você o abraçava? Aquele Bruno que mentia, que traía?

- Ele não me traía... – interrompeu, mas Vicente continuou, cada vez mais exaltado.

- Traía sim, e você sabe disso. - continuou - Aquele Bruno que todos os dias te fazia chorar? Aquele Bruno que não te amava?

- Ele me amava... Da maneira dele.

- Você merece mais do que essa maneira dele te amar. Você não percebe que sempre fez de tudo... De TUDO por ele e nunca recebeu nada em troca?

- Amor não pede nada em troca... Mas Vicente, por que você está assim? – Mirella estava cada vez mais assustada. Vicente ignorou sua pergunta.

- Não pede nada em troca? Se não pedisse, você não teria sofrido tanto.

Essa última frase foi dita com tal frieza que Mirella começou a chorar. Vicente puxou a cadeira para perto dela, segurou suas mãos e procurou seu olhar.

- Eu falo tudo isso porque te amo, Mirella. Você sabe disso.

- Eu sei, Vicente. Você é meu melhor amigo desde criança, você sabe que eu também te amo.

- Você não entendeu. Mas tudo bem, não precisa entender agora.

Abraçou a amiga. Mirella aconchegou-se nos braços de Vicente e fechou os olhos. Chorava sem parar.

Continua...

Um comentário:

Luisa disse...

E é bom que continue mesmo! Muito, muito bom! Aliás, muito bom não. Ótimo!

 
BlogBlogs.Com.Br